Agentes de Saúde e de Endemias participaram de formatura

A Secretaria de Saúde de União do Oeste promoveu a formatura de oito agentes no dia 6 de setembro. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores, contou com a presença de familiares e autoridades locais.

O Projeto Saúde com Agente é uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Dos formandos, sete fizeram o curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e um fez o curso Técnico em Vigilância em Saúde com ênfase no Combate às Endemias.

Conforme a secretária de saúde de União do Oeste, Julse Daniel, os profissionais formados têm função relevante no Sistema Único de Saúde (SUS), porque estão em contato permanente com as famílias. “Levam informações, orientam e ajudam a fortalecer a atenção primária à saúde. Contribuem para o SUS ser mais efetivo e resolutivo. Parabenizo a todos pela conquista, saibam que admiro muito vocês pela qualidade e comprometimento no trabalho que desenvolvem para os unioestenses”, destacou.

O prefeito Valmor Golo comentou que os agentes desempenham função estratégica na disseminação das políticas públicas do SUS. São a ligação entre a equipe da Unidade Básica de Saúde e às famílias. O prefeito parabenizou os formandos pelos resultados, as tutoras Márcia Pulter e Suzana de Carvalho e a secretária Julse pelo incentivo, enquanto gestora.

Relação dos formandos:

Agentes de Saúde