Projeto Saúde Mental e Dança Circular promove bem-estar a pacientes
A Secretaria de Saúde de União do Oeste desenvolve o projeto Saúde Mental e Dança Circular. Participam 23 pacientes e uma nova turma, com 20 pessoas, iniciará os encontros na próxima semana. Esta é uma Prática Integrativa Complementar (PICs) desenvolvida com o apoio das profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS): a psicóloga Beatriz Gubert Biazi, a enfermeira Márcia Pulter e a agente de saúde Terezinha Enderle.
Conforme a psicóloga Beatriz, o público-alvo é composto por mulheres que sofrem com dores crônicas, transtorno mental e tratamento de oncologia e de fisioterapia. Os encontros ocorrem a cada 15 dias, no Centro de Múltiplo Uso, e são ofertados de forma gratuita aos pacientes.
“O objetivo da ação é para auxiliar as pessoas para se sentirem com mais qualidade de vida, bem-estar e fortalecer a autoestima. É um cuidado a mais para a saúde mental dessas pessoas. Além da dança circular, a gente trabalha temas pertinentes da vida cotidiana e da vivência dessas mulheres”, explica Beatriz.
A secretária de saúde de União do Oeste Julse Daniel apoia a iniciativa, porque promove mais qualidade de vida para os pacientes envolvidos no projeto Saúde Mental e Dança Circular. “As Práticas Integrativas Complementares, como reiki, acupuntura e hidroginástica, oferecidas aos nossos pacientes, proporcionam um estado de bem-estar mental, físico e social ao participante”, relata a secretária Julse.