Treinamento Fortalece Saúde Mental dos Servidores da Saúde

A pandemia da COVID – 19 trouxe um cenário difícil no planeta e que vem se estendendo desde 2020, atingindo não apenas a saúde física de quem é vítima, mas a saúde mental de inúmeros profissionais da saúde que atendem diariamente.

Em União do Oeste tal situação também tem afetado os profissionais de saúde, especialmente os que trabalham na linha de frente assistencial, pois lidam diariamente com o medo de se infectarem e infectarem os outros, e a sobrecarga de trabalho. Sabe-se que os desafios relacionados à Saúde Mental permanecem urgentes e merecem, das autoridades sanitárias no Brasil, o devido valor.

Preocupada em dar amparo e promover a saúde dos servidores, a Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, está proporcionando um treinamento.

Conforme a secretária de saúde, Julse Daniel, serão três encontros com duração de aproximadamente 3 horas cada encontro, sendo dois encontros envolvendo a equipe interna da saúde. Já o terceiro encontro no dia 16 de junho, vai envolver as agentes comunitárias de saúde. O treinamento está sendo ministrado pela profissional Simone Lauschner, da empresa Harmonize. Tal empresa com sede na cidade de São Carlos – SC, é especializada em cuidar da saúde mental e emocional.

Iniciado nessa manhã de quarta-feira (09) o primeiro encontro é no estilo de um workshop onde são trabalhados inúmeros temas e colhidas informações que nortearão os trabalhos do segundo encontro a ser realizado no dia 23 de junho.

Entre os assuntos abordados está a análise breve de várias áreas da vida, visando gerar uma reflexão de como está a vida atualmente e como construir melhorias contínuas. A percepção de valores, o que reflito externamente, onde quero chegar, como preciso fazer e quais etapas preciso superar, buscando assim mudança de pensamentos de atitudes. Também serão trabalhados metas/objetivos, valores e crenças. Tudo isso visando mudança de estados emocionais que reflitam positivamente na vida profissional e pessoal de cada participante.

Durante a abertura do treinamento, marcou presença o prefeito Valmor Gollo juntamente com a primeira-dama Nilce Gollo, e o vice-prefeito Vinicius Picolotto.