União do Oeste Caminha Contra o Aedes Aegypti

Na manhã desta quarta-feira (06) numa ação do Governo Municipal através da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, e “Sala da Situação da Dengue”, foi realizada a Caminhada em Combate a Dengue, Zika e Chikungunya.

Com o objetivo de ampliar a conscientização e os esforços no combate da dengue e multiplicar os agentes multiplicadores de informações no combate ao mosquito, a caminhada envolveu as escolas da rede municipal e estadual de ensino, além de servidores públicos municipais e a comunidade.

Após a caminhada que se estendeu pelas ruas da cidade, os participantes fizeram a pausa em frente a Unidade Básica de Saúde onde foram repassadas dicas no combate do mosquito, dicas essas fortalecidas com duas criativas apresentações realizados pelos alunos do 1º e 2º ano do ensino médio da Escola Estadual São Luiz.

Conforme o secretário de saúde, Vitório Gubert, além dos trabalhos intensos do poder público no combate do mosquito, é preciso um maior engajamento da população diante dos dados preocupantes que União do Oeste vem apresentado.  Segundo ele, em maio de 2014 o município teve seus primeiros focos onde foram registrados oito (8) . Mesmo com o trabalho realizado, em 2015 foram registrados 22 focos e em 2016 foram 35 focos e 13 casos confirmados de dengue. Nesse ano de 2017 já são 27 focos registrados. “O perigo está bem próximo de nós e precisamos fazer com que a população entenda isso. Sem a colaboração dos moradores a situação tende a piorar. Além do esforço dos profissionais da saúde nas visitas e monitoramento, é preciso que cada morador faça a sua parte”, alerta o secretário.