União do Oeste sedia Seminário de Apicultura

Evento foi realizado no Centro de Eventos da Escola de Educação Básica São Luiz, numa realização da ARAOSC (Associação Regional dos Apicultores do Oeste de Santa Catarina), Epagri, Senar e com apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de União do Oeste.

O evento contou com a participação de apicultores sócios e não sócios dos 13 municípios na qual a ARAOSC abrange. Entre as atividades realizadas o seminário ofereceu palestra com a bióloga Kátia Eloiza Heep da empresa  “Genética Apícola: rainhas geneticamente selecionadas”, do município de Passos Maia-SC, e a apresentação do Engenheiro Agrônomo Lourenço Francisco Xavier Dias, sobre os resultados da pesquisa do senso apícola.

Conforme a bióloga Kátia, sua palestra abordou sobre multiplicação de enxames e introdução de rainhas. Lembra que neste período os apicultores estão na fase da colheita do mel e é importante que eles tenham o conhecimento de como trabalhar após essa fase, aproveitando a quantidade de abelhas que possuem para multiplicar os enxames, ou trocar rainhas e princesas, a fim de aumentar a produção nos próximos anos.

Segundo o presidente da ARAOSC Joelso Peruzzo, do município de Saltinho, a atividade apícola vem crescendo na região uma vez que, é uma atividade de baixo custo e que traz uma boa renda na propriedade quando trabalhada corretamente. Destaca que a ARAOSC busca realizar tais eventos de conhecimento para que os produtores possam aumentar a produção e qualidade do mel. “Para termos melhores resultados precisamos também de conhecimento e dedicação na melhoria das colméias e manejo com as abelhas”, lembra Peruzzo.

Entre as autoridades presentes no evento, participou o prefeito Everaldo Luis Casonatto e o vice-prefeito Celso Matiello. Everaldo agradeceu a presença dos apicultores, destacando que a Administração Municipal é parceira para que eventos de conhecimento voltados ao agricultor, sejam realizados no município. Na oportunidade também parabenizou a ARAOSC e entidades envolvidas, pela iniciativa de proporcionar o seminário.

Após o evento os participantes foram recepcionados no galpão do CTG Gaudérios do Oeste, em almoço de confraternização.