Médicos conversam com público sobre saúde do homem e da mulher
A Secretaria de Saúde de União do Oeste promoveu, na tarde desta terça-feira (7), um encontro para discutir saúde do homem e da mulher. O evento foi realizado no Centro de Múltiplo Uso e contou com a participação do cirurgião geral Arthur Kasper e da ginecologista Júlia Conte Kasper.
O doutor fez um alerta sobre a necessidade do público ir ao médico uma vez ao ano. Com relação aos homens, mencionou dados que revelam que o câncer de próstata é o que mais atinge o público masculino, no mundo. “Uma das formas de prevenir é fazendo o exame do toque, é a maneira eficaz de diagnosticar um câncer precocemente, aumentando a possibilidade de cura”, explicou.
Conforme o cirurgião, é essencial conciliar hábitos saudáveis para ter uma boa saúde. Ele orientou as pessoas a fazerem o exercício físico, terem uma alimentação balanceada e cuidarem da saúde de forma preventiva.
Ao falar diretamente para as mulheres, a doutora Júlia apresentou os fatores de risco para contrair o câncer de mama: pessoas claras, questões genéticas, sedentarismo, tabagismo e sobrepeso/obesidade. “Hoje existem inúmeros recursos para promover saúde preventiva, por meio da Unidade Básica de Saúde, a paciente pode fazer exames clínicos das mamas e mamografia, prevenindo uma possível doença”, explicou.
A secretária de saúde Julse Daniel enfatizou que a saúde preventiva é a melhor maneira de proporcionar qualidade de vida ao paciente. “As experiências e os ensinamentos compartilhados, nesta tarde, ajudam as pessoas a viverem com mais qualidade de vida. Cada participante tem a missão de ajudar a disseminar todas as informações debatidas nas duas palestras que foram muito bem apresentadas pelos médicos”, destacou.