Bovinocultores participam de orientação sobre fertilidade do solo e sustentabilidade

Na manhã desta terça-feira (13) aconteceu uma capacitação com bovinocultores de leite, na sede da Câmara de Vereadores de União do Oeste. O tema principal foi sobre Manejo do solo da produção leiteira em pequenas propriedades, com a discussão sobre fertilidade do solo e a sustentabilidade. A orientação foi transmitida pelo engenheiro agrônomo da Epagri Delcio Bortolanza.

Participaram bovinocultores de cinco municípios: União do Oeste, Irati, Jardinópolis, Quilombo e Santiago do Sul. Este curso em Pecuária Leiteira é promovido pela Epagri, com apoio das Secretarias Municipal de Agricultura.

O secretário de agricultura de União do Oeste, Moacir Rauber, deu as boas vindas aos presentes. “É importante aperfeiçoar o manejo na produção de pasto, a Secretaria incentiva, porque acredita que quanto mais conhecimento o agricultor obter, melhor vai administrar a propriedade e o segmento que trabalha”, explica.

O prefeito Valmor Golo participou da abertura do encontro, parabenizou a iniciativa da Epagri e os agricultores pela participação. “A produção de leite à base de pasto é uma das mais econômicas e lucrativas, com instruções testadas em outros locais, o agricultor pode aumentar a renda, por isso, a importância de participar de uma capacitação como esta”, explica.

Os trabalhos foram coordenados pelo engenheiro agrônomo da Epagri de União do Oeste Leocir Moro. Agora, à tarde, os bovinocultores participam de um momento de campo, na propriedade de Rafael Rover, para conhecer um Silo Secador. “Essa tecnologia foi desenvolvida pela Emater do Rio Grande do Sul para secar o produto ao ar livre. Atualmente está sendo implementada em algumas propriedades do Oeste de Santa Catarina”, explica.