Alunos de União do Oeste são empossados parlamentares jovens

O município de União do Oeste está participando, pela primeira vez, numa legislatura do Parlamento Jovem, representando as escolas da região do Oeste Catarinense. Os cinco estudantes da EEB São Luiz foram empossados, na segunda-feira (10), em sessão realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. Integram essa legislatura mais 35 jovens de regiões diferentes do Estado.

Os alunos unioestenses são: Amanda Tonial Signor, Arthur Antônio Golo, José Henrique Kehl Kölling, Maria Eduarda Raimundi e Valeria Tonial Signor. Estão acompanhados pela professora Saiomara Cassaro.

Marlene Fengler, coordenadora da Escola do Legislativo, destacou que mais de mil propostas legislativas foram originadas no programa, sendo 48 projetos aprovados, que viraram lei. Também comentou a importância de programas como esse para preparar os jovens para a política, “projeto extremamente importante, que promove a democracia, que promove a cidadania”.

“É uma oportunidade que esses jovens têm de conhecer o parlamento, a importância do parlamento, e iniciarem uma participação mais efetiva na política nos seus municípios e no estado de Santa Catarina”, disse Marlene.

Parlamento Jovem
Toda a edição do projeto conta com a participação de oito escolas sorteadas, de diversas regiões de Santa Catarina. Nestas escolas, os estudantes interessados se candidatam para serem jovens parlamentares e são eleitos pelos seus colegas. Podem ser eleitos estudantes de ensino médio de até 21 anos.

Contribuição do município

Como forma de incentivar a participação na 32ª Edição do parlamento jovem, a Prefeitura de União do Oeste, por meio da Secretaria de Educação, possibilitou o transporte da comitiva do município. A secretária municipal de educação, Elza Gobbi Tessaro, parabeniza a iniciativa da escola em participar. “A EEB São Luiz sempre foi uma instituição de incentivar seus alunos, mantem a tradição, todos os envolvidos estão de parabéns, orgulham nosso município”, comenta.

A diretora da EEB São Luiz Rosilei Restelatto aponta a oportunidade que os estudantes têm de conhecer o funcionamento da Alesc. “Enquanto escola é satisfatório para toda a comunidade escolar a participação de nossos jovens no projeto. Contribui para criar uma consciência da necessidade da juventude participar das atividades políticas para o progresso efetivo da sociedade”, destaca.