União do Oeste contra a Poliomielite

O sábado "D" vacinação contra a Poliomielite foi marcado em União do Oeste com alegria, sorrisos de crianças, excelente participação dos pais e a presença emocionante e divertida do personagem "Zé Gotinha".


Segundo o secretário municipal de saúde do município, Vitório Gubert, o personagem chamou a atenção dos pais e a população para a importância da participação na campanha, ao mesmo tempo em que, o trabalho foi realizado de forma alegre junto às crianças e aos profissionais de vacinação.


Conforme a enfermeira Marcia Pulter, a meta nessa primeira etapa de vacinação é de vacinar cerca de 200 crianças menores de cinco anos no município, meta esta que segundo ela, será facilmente alcançada devido à ótima colaboração dos pais e responsáveis. Lembra que durante a semana o atendimento para a vacinação acontece no Posto de Saúde, sendo pela manhã das 07:30 às 11:30 horas e a tarde das 13 às 17 horas.


A pólio (paralisia infantil) é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.