Secretária Julse participa de debate sobre a saúde dos Catarinenses

A secretária de saúde de União do Oeste Julse Daniel participou, nesta quinta-feira (23), de uma reunião do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), com a presença da secretária de estado da saúde Carmen Zanotto. O evento foi realizado em Florianópolis e discutiu perspectivas para melhorar o atendimento da saúde pública no Estado de Santa Catarina

Entre os principais assuntos abordados, o destaque é para discussão de minutas para a ortopedia, cardiologia e oncologia, proposta de atualização do teto da programação pactuada e integrada de média e de alta complexidade e melhorias na Política Hospitalar Catarinense.

Os representantes da região fizeram um pedido para liberação de recursos com objetivo de atender demandas do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (Cis-Amosc).

Conforme a avaliação da secretária Julse, toda discussão direcionada para melhorar o atendimento dos pacientes é bem-vinda, as demandas dos municípios, geralmente, são parecidas. “Essa reunião abordou assuntos discutidos na Comissão de Intergestores Regional e Ampliada, agora também em nível estadual com a presença da secretária de estado Carmen Zanotto e da diretora do Cosems.  Aproveitamentos para apresentar as demandas, nossa expectativa é que, para os próximos meses, seja agilizado o processo do atendimento, principalmente dos procedimentos de média e alta complexidade”, salienta.

Nos dois últimos anos, o município de União do Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, comprou inúmeros procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. “Em decorrência dessa ausência do Estado, tomamos essa medida para diminuir a fila de espera em nosso município e de diminuir a dor e o sofrimento de nossos pacientes”, explica Julse.