Rede Municipal de Ensino passa a contar com psicólogo e assistente social

A Secretaria de Educação de União do Oeste passou a contar com dois novos profissionais, no mês de abril. O psicólogo Thomas Larangeira e a assistente social Ana Carolina Weber foram contratados para atuar 10 horas por semana. Integram a equipe pedagógica do Centro de Educação Infantil Pingo de Gente e da Escola Reunida Municipal Ângelo Soletti.

Conforme a secretária de educação Elza Gobbi Tessaro, foi uma conquista para o processo de ensino, a contratação desses dois profissionais, porque dá independência para a Secretaria atuar em casos específicos com propriedade. “O propósito é trabalhar em conjunto com a direção e professores de cada centro de ensino, para atuar junto aos estudantes, no ambiente escolar e buscar verificar possíveis situações que merecem o acompanhamento do psicólogo e da assistente social”, explica.

O psicólogo Thomas, considera fundamental o trabalho com todos os agentes que compõem a escola: alunos, professores, funcionários, famílias e a comunidade em geral, a partir de ações como a escuta, acompanhamento, projetos e intervenções específicas. “O objetivo é fortalecer o senso de coletividade e uma cultura de colaboração. Nesse sentido, é crucial o estreitamento dos laços com a família e a articulação com os outros serviços do município, como a saúde e a assistência social, a fim de garantir uma abordagem mais integrada e eficaz”, explica.

De acordo com a assistente social Ana, uma das missões do seu trabalho é, no meio educacional, colaborar para que a família e a escola estejam mais próximas, a fim de que juntos possam contribuir com o desenvolvimento das relações humanas em todas as suas dimensões e assim formar novos cidadãos e garantir direitos. “Nosso papel também é ajudar na articulação da rede de serviços internos e externos com a finalidade manter o acesso aos demais serviços à disposição de crianças em situações de riscos ou vulnerabilidades”, finaliza.