Novas habitações são entregues no meio rural

Continuando as ações do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), desenvolvidas no município de União do Oeste, foram inauguradas no último dia 14 de novembro, mais 18 casas no município, sendo nessa etapa oito (8) novas e 10 reformadas, incluídas no grupo G2 (7 mil a fundo perdido).

As novas habitações construídas e reformadas por meio do programa federal, contam também com as parcerias do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf), a Cooperativa de Habitação Rural (COOPERHAF), Cooperativa de Produção, Prefeitura Municipal de União do Oeste, Caixa Econômica e os agricultores beneficiários.

Conforme o Presidente do Sintraf de União do Oeste, Neri Antônio Pianesola, além das construções é feito um trabalho todo especial com as famílias beneficiadas. Contando com a parceria de várias entidades, também é trabalhada a questão do embelezamento e organização da propriedade.

Contando com a presença das famílias agricultoras beneficiadas, autoridades e representantes de entidades, o ato inaugural aconteceu na propriedade de Dionísio Antonio Benetti, na linha Alto São Luiz, um dos beneficiários do programa de habitação.

Durante a cerimônia de inauguração o agricultor Dionísio falou em nome de todos os beneficiários, destacando a alegria em ver um projeto concretizado. Agradeceu o empenho do sindicato e de todas as entidades envolvidas, lembrando que, apenas com recursos próprios o grupo de agricultores não teria condições de construir ou reformar a casa. "Com esse programa, o empenho das entidades e lideranças, somado a nossa vontade de melhorar, foi possível trazer mais qualidade de vida para a nossa família", destacou feliz o agricultor.

Presente no evento o coordenador regional do Sintraf de Coronel Freitas, Gilberto Cordazzo, lembra que foi mais um passo, uma conquista importante, mostrando que nos últimos anos o meio rural vem passando por transformações positivas através do apoio e investimentos governamentais, bem como, o envolvimento de entidades no processo de melhoramento e qualidade de vida junto à agricultura familiar. "Tudo isso também é fruto de muito trabalho e as "lutas" que o sindicato teve ao longo dos anos em busca de melhores condições para a classe agricultora", lembrou Cordazzo.

Coordenando o momento de entrega das novas habitações, o Presidente do Sintraf de União do Oeste, Neri Antônio Pianesola, agradeceu a colaboração de todas as entidades envolvidas com o processo de construção, reformas e o trabalho feito com as famílias, em especial a Prefeitura que sempre esteve presente e atendendo de imediato naquilo que era necessário para o andamento dos trabalhos. Lembra que com o programa de habitação no município, até então entre novas e reformadas, já foram 74 casas concluídas. Neri destaca que também está em andamento mais 15 projetos, sendo que nesta etapa será atendido o grupo G1, no qual serão 25 mil a fundo perdido para casas novas e 15 mil para reformas.

Para o prefeito em exercício, Celso Matiello, presente na inauguração, ter a casa própria ou fazer melhorias na casa, são anseios de inúmeras famílias que muitas vezes não possuem as devidas condições. "Graças às parcerias, o empenho e o comprometimento dos envolvidos no projeto, foi possível sim, "desenhar" uma nova realidade", diz Celso. Lembra que a Administração Municipal sempre buscou trabalhar e investir em todos os setores que viessem a atender às necessidades e a qualidade de vida da população, sendo os programas de habitação uma das prioridades atendidas e que melhorou a vida de muitas famílias.