União do Oeste em Situação de Emergência

O decreto N.º 5.092 foi assinado pelo prefeito Valmor Golo,  nesta segunda-feira (27), considerando os Laudos Emitidos pela EPAGRI, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Assistência Social, acerca dos vários problemas ocasionados pela estiagem, bem como, levando em consideração a Ata da Reunião N.º 02/2021 da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, favorável a Decretação de Situação de Emergência.

Nos últimos dias houve redução drástica nos níveis de água dos rios, dos açudes, reservatórios e bebedouros que abastecem as áreas rurais do município, comprometendo parcialmente o abastecimento humano e causando pedras consideráveis na agricultura e pecuária. Também todo o território de União do Oeste está sendo afetado pela estiagem, com danos ambientais e humanos, somando diariamente prejuízos em toda a cadeia da produção leiteira, culturas agrícolas, pecuária, com falta de água para o consumo animal, além de restrições para o consumo humano.

Diante da situação inúmeras ações vem sendo feitas pelo governo municipal, entre elas o abastecimento de água em dezenas de propiedades rurais que sofrem com a escassez de água, principalmente para o consumo dos animais.

Além dos prejuízos e transtornos no meio rural, na  cidade a estiagem está comprometendo o abastecimento de água feito pela Casan. Importante os moradores do perímetro urbano economizarem e utilizarem somente o necessário, evitando lavar carros e calçadas, molhar gramas e verduras.