Força Tarefa no Combate da Dengue

A ação realizada nesta semana ( de 27 a 29) foi uma iniciativa da Sala de Situação da Dengue e com apoio da Secretaria Municipal de Saúde,  Vigilância Sanitária Municipal, Defesa Civil Municipal e Estadual, e Vigilância Epidemiológica Estadual. Entre os profissionais envolvidos, também a Escola Estadual São Luiz marcou presença com seus alunos nas equipes de trabalho.

Os trabalhos estiveram voltados para visitas em todo o perímetro urbano, com orientações aos moradores, eliminação de possíveis criadouros do mosquito, recolhimento de pneus e diversos matérias que acumulam água e facilitam a criação do mosquito Aedes Aegypti.

As ações contaram também com uso da tecnologia, onde um Drone foi utilizado para localizar os locais de difícil acesso, verificar e monitorar a possível existência de criadouros do mosquito.

Conforme Rogério Golin, da Defesa Civil Estadual, há uma grande preocupação em todo o oeste do estado onde inúmeros municípios tiveram e estão tendo problemas com casos de dengue e a infestação do mosquito transmissor.

Para Adriane Devilla, da DIVE (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), além do trabalho dos profissionais da saúde, é preciso maior colaboração e empenho da população. Segundo ela, um dos maiores problemas constatado em União do Oeste e municípios da região, é a quantidade de lixo acumulado nos terrenos, ou mesmo a falta de limpeza. “É preciso que cada morador cumpra e faça a sua parte para que as ações como a Força Tarefa, tenham resultados positivos a curto, médio e a longo prazo”, destaca Adriane.

Atenção: Mais informação ouça a entrevista ( Áudio Entrevista) com o assessor de imprensa, Dovaldo Palmorio.