Realizado Seminário Regional de Bovinocultura Leiteira
Com o objetivo de incentivar e trazer conhecimento para os produtores de leite, o Seminário Regional de Bovinocultura Leiteira realizado nesta quinta-feira (30), contou com uma ótima participação dos produtores dos seis municípios da microrregião de Quilombo.
Durante o seminário foram realizadas três palestras, abordando os assuntos:
- Nutrição nos Sistemas de Produção de Leite ( Palestrante Carlos Otavio Mader Fernandes – Eng. Agrônomo da Epagri).
- Gestão e Melhoramento Genético, com Leitura do DNA das Fêmeas (Palestrante: Celso Alves Barbiero – Geneticista e Diretor Técnico da TAG do Brasil).
- Sanidade Animal – Brucelose/Tuberculose (Palestrante: Milton Kasper – Médico Veterinário da Cidasc)
Segundo o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Itacir Riboldi, não basta apenas o produtor investir para melhorar suas instalações de produção. É preciso também investir e tirar o tempo para adquirir o conhecimento. “Com os novos conhecimentos adquiridos os produtores poderão melhorar e fortalecer a atividade em suas propriedades”, destaca Itacir.
Presente no evento e representado o executivo municipal de União do Oeste, o vice-prefeito Celso Matiello destacou que a produção de leite é uma das principais fontes de renda nos pequenos municípios da região, sendo União do Oeste um dos municípios aonde o poder público vem investindo em programas e ações junto ao produtor.
Conforme um dos organizadores do evento, o Engenheiro Agrônomo da Epagri de União do Oeste, Aleisson Ludtke, o evento foi um sucesso em termos de participação, trocas de experiências e os conhecimentos repassados durante a programação. Agradece os produtores, os profissionais e organizações que participaram e apoiaram o seminário.
O evento foi organizado e realizado pelas parcerias formadas entre o Governo do Estado por meio da Epagri e o Programa SC Rural, e o Governo Municipal de União do Oeste através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Contou com o apoio da Cooperalfa, Cidasc, TAG do Brasil, CRESSOL, SICOOB e o Banco do Brasil.