Curso sobre conservas de frutas, hortaliças e tempero foi realizado em Santa Terezinha

Um grupo de mulheres da Comunidade de Santa Terezinha União do Oeste participou do treinamento: Conservas de Frutas, Hortaliças e Tempero. Aconteceu nos dias 25 e 26 de março, na cozinha do Clube Comunitário, com a participação da engenheira de alimentos Larissa Da Fré.

São parceiros da capacitação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato dos Produtores Rurais de Quilombo e Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Conforme a instrutora, o objetivo foi ensinar a transformar hortaliças em picles, molhos e pastas de temperos e frutas em geleias, geleados, compotas e doces

A agricultora e membra do Clube de Mães Unidas Venceremos de Santa Terezinha, Camila Luzzi Stein, comenta que as práticas de culinária e os ensinamentos transmitidos no curso vão ser utilizados no dia a dia da família. “Em casa temos inúmeras frutas e legumes, com o treinamento, a gente recebeu instrução para aproveitar essa matéria-prima e utilizar para fazer geleias, doces e conservas”, destaca.

A diretora de cultura, Sandra Piana, deu o apoio para realizar este momento de interação e aprendizagem. “As parcerias com o Senar e o Sindicato dos Produtores são importantes para ofertar momentos de interação entre as mulheres agricultoras e, ao mesmo tempo, de aprendizagem. Agradecemos a cada participante e a instrutora pela colaboração”, finaliza.

Diversas receitas foram feitas, no primeiro dia, foi ensinado a fazer conservas mistas, conserva de beterraba e cebola, sal temperado, pasta de alho e molho de tomate temperado. Já, no segundo dia, a culinária se voltou para os doces, foram feitas as seguintes receitas: bala de banana, doce de casca de banana, geleia de laranja, cri cri de laranja, geleado de morango, chimia de abóbora com coco, geleado de mamão, geleia de maracujá com manga, goiabada e compota de abacaxi.