Alunos conhecem museu na cidade de Irati

Os estudantes das turmas do 4º ano da Escola Reunida Municipal Ângelo Soletti de União do Oeste visitaram a propriedade da família Bife, no interior de Irati. A atividade foi realizada no dia 8 de maio e faz parte das disciplinas de português e história, vinculadas à Apostila Aprende Brasil. As crianças foram acompanhadas pela diretora Eliane Pertussati e pelas professoras de turma Dilema Skowronski e Luciane Galão Luzzi.

Conforme as professoras, o objetivo é desmistificar a ideia de que museu é lugar para guardar objetos antigos. “Ao contrário, a ideia é mostrar que é um lugar para assegurar a história de uma comunidade e o conhecimento ao seu entorno. Também é uma forma de conhecer aspectos do passado e compreender melhor o presente”, explicam.

No relato das professoras, a maioria dos objetos são desconhecidos das crianças, provenientes de um outro contexto de vida. Elas citam o exemplo da tv preta e branca, da calheira, da balança e da máquina de moer cana. “As dúvidas foram inúmeras, respondidas pelos adultos ao longo da visita. Agradecemos a recepção da família Bife e a oportunidade de promover uma aula no ambiente do museu, com a história mantida através dos objetos expostos”, concluem.