Escola de União do Oeste vai participar do Parlamento Jovem Catarinense

A EEB São Luiz de União do Oeste foi sorteada para participar do Parlamento Jovem Catarinense, representando o Oeste do Estado. É um programa da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) com o objetivo de aproximar a população jovem ao parlamento. Nesta segunda-feira (4), a gestora do núcleo de educação para a democracia da Escola do Legislativo, Lea Medeiros, explicou sobre a iniciativa para estudantes, professores e autoridades locais, na sede da unidade de ensino.

“A escola deve realizar o processo de escolha dos cinco deputados titulares e dois suplentes. Eles vão se preparar para, entre os dias 9 e 14 de junho, participarem como parlamentares jovens, na Alesc em Florianópolis. Eles vão legislar, mas com um olhar de jovem, levando suas demandas para o parlamento, criando e debatendo novas proposições”, explicou Medeiros. Juntamente com os cinco jovens de União do Oeste, outros 35 participarão da iniciativa, representando outras sete regiões do Estado.

A assistente técnico pedagógica da Escola São Luiz, Rosemar da Silva Matté, comenta que a escola vai dar o suporte para os estudantes interessados em participar do processo de escolha. “É uma oportunidade de fomentar o debate sobre a importância de criar novos agentes políticos na sociedade. A formação e o debate ajudam a gerar cidadãos mais ativos e participativos. A gente precisa de lideranças que façam a diferença, por isso, o incentivo da Escola em participar do Parlamento Jovem Catarinense”, destaca.

Nesse encontro, a Prefeitura foi representada pelo prefeito Valmor Golo e a secretária de educação Elza Gobbi Tessaro. “Vamos incentivar os jovens que vão participar, no que for possível, porque vão representar o município de União do Oeste. É uma iniciativa importante, representa uma oportunidade de formação de novas lideranças”, afirma o prefeito Golo.