Documentário União do Oeste de Caboclos e Colonos foi lançado

A Prefeitura de União do Oeste promoveu, na tarde de terça-feira, dia 26 de novembro, o lançamento do documentário União do Oeste de Caboclos e Colonos, na sede da Câmara de Vereadores. Uma produção realizada com recursos, na ordem de R$ 25.295,95, por meio da Lei Paulo Gustavo, via Ministério da Cultura. Participaram pessoas entrevistadas, familiares e membros da sociedade civil.

O início das gravações do documentário aconteceu em janeiro de 2024. Foram entrevistadas 15 pessoas, escolhidas com base em contribuição direta, ou seja, pessoa que fez parte da colonização, ou filhos de colonizadores.

Os trabalhos foram coordenados pelo mestre de história Leonardo Dlugokenski, responsável da empresa contratada Cássio Cunha e jornalista Idiomar Tessaro. A responsabilidade pela gravação e edição ficou a cargo da Produtora Boop de Chapecó.

 A comissão foi formada, além dos nomes citados, pelos integrantes: Elza Gobbi Tessaro, secretária de educação, cultura, esporte e turismo, Sandra Alessi Piana diretora de cultura, Edivane De Adolfo coordenadora de cultura e Nilse Golo primeira-dama.

Conforme o prefeito Valmor Golo, deixar disponível para a sociedade atual e as futuras gerações uma produção em vídeo com relatos dos primeiros colonizadores e filhos deles, é um marco da atual administração. “O material é rico em informações para estudo, preservando parte de nossa história e identidade. Agradecemos as pessoas pelas entrevistas e toda equipe técnica envolvida”, comentou.

Para a secretária de educação Elza Gobbi Tessaro, o documentário União do Oeste de Caboclos e Colonos é uma forma de valorizar o esforço dos primeiros habitantes desta localidade. “Do ponto de vista da educação, conseguimos apresentar em relatos trechos de nossa história, acredito que será aproveitado por professores, no ensino de nossa história, ao longo dos anos”, destaca.  

Assista o link, acessando AQUI…

Arquivos