Crianças conhecem alimentos em oficinas de aprendizado

No dia 20 de junho foi realizado o encerramento do Projeto de Alimentação com alunos da Escola Reunida Municipal Ângelo Soletti de União do Oeste. O Projeto teve início no mês de abril, o tema foi trabalhado pela equipe de professores em sala de aula. O término do projeto contou com uma oficina e diversas atividades práticas, no ambiente do Centro de Múltiplo Uso.

A mentora do projeto e nutricionista Catiane Zamarchi explica que as crianças tiveram a oportunidade de interagir com vários alimentos, treinando as habilidades de cortar, apertar, amassar, picar, ralar, espremer e descascar. “A ideia das oficinas é de apresentar alimentos variados e fazer com que as crianças se desafiem a experimentar novos sabores, cheiros e texturas, através do contato com o alimento, e desta forma conhecer o saudável”, comenta.

As oficinas realizadas foram de produção de suco de laranja, de chás, de pão com tintura de cenoura e beterraba, de picar temperos verdes, de quebrar nozes e descascar amendoim, de ralar, picar e fatiar hortaliças e de descascar frutas e produzir o espetinho com elas fatiadas.

Para a diretora Eliane Pertusatti, o momento foi de aprendizado e concretização dos conteúdos trabalhados em sala de aula. As oficinas despertaram interesse, expectativas, atenção e a participação das crianças foi maravilhosa. “Podemos constatar, elas interagiram com seus pares, questionando os professores, recebendo as orientações, provando os diversos sabores, texturas e cheiros. Podemos afirmar que o trabalho de toda a equipe atingiu o objetivo”, relatou.

Por fim, a diretora Eliane gradeceu a iniciativa da nutricionista Catiane e o envolvimento dos profissionais da educação na execução das oficinas, junto com os alunos.