União do Oeste decreta Situação de Emergência

Assim como vários municípios da região oeste de Santa Catarina, União do Oeste também vem sofrendo com os inúmeros prejuízos causados pela estiagem, principalmente no setor agrícola. Na segunda – feira (10) após reunião com a Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC, o prefeito Everaldo Luis Casonatto, assinou o decreto de situação de emergência.

Conforme o levantamento da COMDEC, equipe técnica da Prefeitura, Epagri e Cooperativa, as estimativas de perdas em União do Oeste até então são:
Cultura de Milho/Safrinha: perda de 25%, equivalendo – se a 360 toneladas de grãos (6 mil sacas) em uma área de 300 ha e um prejuízo de R$ 138.000,00.
Cultura de Soja: perda de 25%. Cerca de 450 toneladas de grãos (7,5 mil sacas) em uma área de 750 ha e um prejuízo de R$ 472.500,00.
Produção de Leite: perda de 10% referente aos últimos 30 dias. Cerca de 100 mil litros e um prejuízo de R$ 85.000,00.

Abastecimento nas Propriedades:
Além das perdas nas culturas e atividades agrícolas, a falta de água potável para o consumo humano e de animais já é preocupante. Conforme o secretário municipal de agricultura e meio ambiente, Itacir Riboldi, diariamente são cerca de 32 cargas de água transportadas para o abastecimento de propriedades que possuem aviários, chiqueiros e animais leiteiros, além da utilização para o consumo familiar como é o caso da Linha Barra da Europa. "Até então estamos fazendo o abastecimento de água para 32 famílias que além de utilizarem para os animais, algumas já precisam para o próprio consumo", diz Itacir. Segundo o secretário, caso não chover até final de semana o número de propriedades com falta de água vai aumentar seriamente.