Outubro Rosa – “Mulher que Ama se Cuida”

A vida oferece muitas possibilidades de vivermos bem, basta por vezes dedicarmos tempo para nossa vida e criarmos nossas próprias possibilidades. O Outubro Rosa é um mês de atenção à saúde da mulher, em especial a questão do câncer de mama e de colo de útero.

Pensando em fazer um trabalho voltado para a comemoração desse mês especial, é que a Prefeitura de União do Oeste através da Secretaria Municipal de Saúde e com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza neste mês de outubro, diversas atividades voltadas para a saúde da mulher, tendo como tema "Mulher que ama se cuida".

Toda a semana é realizada na Unidade Municipal de Saúde, uma abordagem diferente pertinente a um tema que se refere à saúde da mulher. Na semana de 14 a 18 de outubro, foi realizado orientações e entrega de folder sobre DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis. Nesta semana (21 a 25) as atividades estão voltadas para a autoestima e o autocuidado, onde as mulheres que passarem pela Unidade de Saúde recebem folder e escolhem objetos que contribuam com sua autoestima. Para a próxima e última semana do mês, será trabalhado a questão câncer de mama e de colo de útero, finalizando as atividades na quinta – feira dia 31, com um encontro e palestra envolvendo todas as mulheres do município. Conforme a programação, o encontro será realizado no Salão da Comunidade São Luiz, na cidade, com horário marcado para as 13h30min.

Conforme a Assistente Social Lucivane Matiello, muitas vezes a mulher cuida tão bem dos filhos e da família, mas acaba esquecendo-se de si mesma. "É importante que ela faça também atividades que goste, atividades físicas, cuidar da própria alimentação, da aparência, que tire um tempo para ela uma vez que, a responsabilidade de cuidar dos filhos não é só dela, mas do homem também", destaca Lucivane.