União foi sede do Curso Regional de Badminton

Neste mês de julho foi realizado em União do Oeste o Curso de Capacitação em Badminton, modalidade esportiva que já é disputada nos JESC (Jogos Escolares de Santa Catarina) e JEBS (Jogos Escolares Brasileiros). Sendo um esporte olímpico desde o ano de 1992, o badminton pode ser jogado individual ou em duplas, semelhante ao tênis e ao vôlei de praia, praticado com raquete e uma peteca ou volante.

Num total de 20 horas, o curso ministrado em União do Oeste foi proporcionado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de Quilombo (32ª SDR) e a Associação dos professores de Educação Física da Regional de Quilombo, contando com o apoio da Prefeitura de União do Oeste.

Sob a coordenação da professora e técnica da Federação Catarinense de Badminton, Denise Beffart Paludo, a capacitação contou com a participação de 38 profissionais de educação física de escolas municipais e estaduais da regional de Quilombo, e municípios de São Miguel do Oeste e Guaraciaba.

Segundo Milton Bodanese, professor e presidente da Associação dos professores de Educação Física da Regional de Quilombo, o curso veio proporcionar um melhor conhecimento técnico e pedagógico aos professores quanto ao badminton uma vez que, é uma nova modalidade que está sendo introduzida nas escolas da região e que já é disputada em jogos escolares. Lembra que através da capacitação dos professores, será possível a modalidade ser praticada e treinada nas aulas de educação física nas escolas, despertando o interesse dos alunos e o surgimento de novos atletas para as competições.

Para o secretário regional da 32ª SDR de Quilombo, Jaksom Natal Castelli, o curso foi mais um passo importante para o esporte regional, resultando em mais conhecimento e novas atividades que envolvem crianças, jovens e adultos. Destaca que o governo do estado é parceiro, também com investimentos nas ações esportivas que resultam o lazer, a integração, a educação e o crescimento saudável dos cidadãos catarinenses.

O prefeito de União do Oeste, Everaldo Luis Casonatto parabeniza os professores que participaram do curso, lembrando que a busca por conhecimento e a inovação, são essenciais para o crescimento pessoal e profissional. Enfatiza a importância das parcerias feitas para a realização do curso de badminton, uma vez que, as escolas da região também serão beneficiadas através do trabalho dos profissionais de educação física que a partir de agora, poderão repassar e trabalhar seus conhecimentos junto com os alunos.