Secretaria de Saúde proporciona melhorias para atendimentos de fisioterapia

Secretaria de Saúde proporciona melhorias para atendimentos de fisioterapia

 

Buscando agilizar e dar melhores condições para atender as pessoas que precisam das terapias que já vinham sendo oferecidas, a Secretaria de Saúde sob nova coordenação, está fazendo alguns ajustes.

Os atendimentos de fisioterapia passaram a ser feitos na sala onde eram realizadas reuniões da equipe de saúde. Segundo a secretária Julse Daniel, o espaço é maior e possibilita a uso adequado de mais equipamentos, podendo atender além do individual, pequenos grupos conforme necessidade.

A participação em sessões de fisioterapia requer primeiro a consulta e avaliação do médico da Unidade de Saúde.  Conforme o caso e havendo a necessidade, o médico indica e autoriza a terapia para o paciente.

 

 

Benefícios da Fisioterapia (Por Kaline Tasca – fisioterapeuta da Unidade Municipal de Saúde)

A fisioterapia é uma ciência que estuda, previne e trata distúrbios funcionais gerados por diversos fatores. A reabilitação ou tratamento acontece através de técnicas especificas de postura, movimento, mobilização, manipulação, alongamento e fortalecimento. Quando essas técnicas são aplicadas de forma correta o fisioterapeuta consegue promover o alívio de dores, corrigir disfunções posturais, restabelecer o equilíbrio e a força muscular, além da redução das outras desordens que possam afetar a rotina do paciente. Além disso, podemos disponibilizar também de equipamentos de eletrotermoterapia, que auxiliam no quadro doloroso e inflamatório do paciente, intensificando ainda mais os resultados.

 

Vale salientar que é sempre fundamental buscar tratamento fisioterapêutico e orientação profissional, independente do tipo ou grau de lesão apresentada pelo paciente, já que, quando não tratada, tal lesão pode evoluir agravando ainda mais os sintomas e a qualidade de vida, podendo chegar a casos extremos como a necessidade de se realizar procedimento cirúrgico para correção.

 

Também é muito importante ressaltar que para ter um resultado satisfatório na reabilitação, o paciente precisa em primeiro lugar estar ciente do seu diagnóstico e comprometido com o tratamento, assim como, o profissional. Desta forma, conseguimos estabelecer metas, o paciente se esforça para seguir as orientações passadas pelo profissional e adapta as atividades do dia a dia sempre que possível, a fim de potencializar ainda mais os resultados.

 

Muitas pessoas acreditam que a fisioterapia é um tratamento exclusivo para quem sofre com doenças crônicas ou que sofreram algum tipo de lesão. No entanto, isso é um grande engano. A fisioterapia preventiva pode ser utilizada a fim de evitar o surgimento de inúmeros problemas de saúde em geral. Essa modalidade da fisioterapia é realizada através de exercícios fisioterapêuticos aplicados não como tratamento clínico, mas como medida profilática, garantindo melhor condicionamento físico, mobilidade e agilidade, o que proporciona melhor qualidade de vida ao praticante.