Palestra marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual

Na manhã desta sexta-feira (24) aconteceu no auditório da Escola de Educação Básica São Luiz, uma palestra sobre violência sexual contra crianças e adolescentes, evento para lembrar a passagem do dia 18 de maio, data que é chamada a atenção para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

Com iniciativa da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, o evento contou com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, CMDCA, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e da Polícia Militar, as quais fazem parte da rede.

Conduzindo os trabalhos e repassando as informações esteve a assistente social e membra do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Chapecó, Daniele Balestro.

Segundo Daniele, a violência e o abuso sexual fazem parte da sociedade atual, com diversos casos dentro das próprias famílias. Os dados do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente revelam que de abril de 2018 a abril de 2019 foram registrados 3.848 casos registrados de violência sexual infantil. “O Oeste Catarinense é a região com maior número de incidência”, constata. “Existe sinais de alertas quando o menor pode estar sofrendo alguma violência sexual. Entre eles, comportamentos sexuais repentinos, ansiedade, traumatismos físicos e redução na frequência escolar”, diz a palestrante.  Lembra que é importante os pais ou responsáveis se aterem a isso e, se preciso, procurar profissionais da área para pedir ajuda.

Para ter ajuda diante de situações de Abuso e Exploração Sexual, basta procurar o Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia e o Disque 100, com ligação anônima.